Dia da Consciência Negra: Reflexão e luta por igualdade no mercado de trabalho
- SEEB Curvelo e Região
- 20 de nov. de 2024
- 1 min de leitura
No dia 20 de novembro, comemoramos o Dia da Consciência Negra, uma data para refletirmos sobre a história, a cultura e as contribuições do povo negro para o Brasil, além de reforçarmos a luta por igualdade de direitos em todas as esferas da sociedade. No mercado de trabalho, essa luta ainda é essencial e urgente.

Segundo o boletim divulgado pelo DIEESE, intitulado “Apesar dos avanços, desigualdade racial de rendimentos persiste”, a disparidade salarial entre negros e não negros no Brasil é alarmante. Os dados mostram que, em média, trabalhadores negros recebem 40% a menos que trabalhadores não negros, mesmo desempenhando funções similares. Essa diferença persiste até mesmo entre profissionais com ensino superior, que enfrentam uma disparidade de 32% em seus rendimentos. Além disso, o acesso de pessoas negras a cargos de liderança continua sendo limitado, evidenciando um cenário de inequidade estrutural.
O SEEEB acredita que a luta contra o racismo e pela equidade no mercado de trabalho deve ser constante. Defendemos oportunidades iguais para todos os trabalhadores e trabalhadoras, independentemente de cor ou origem, e reforçamos nosso compromisso com a inclusão e o respeito.
Neste Dia da Consciência Negra, convidamos nossos associados a refletirem sobre como podemos construir ambientes de trabalho mais justos e igualitários. A luta pela igualdade racial é também uma luta pelos direitos de todos os trabalhadores. Juntos, podemos transformar essa realidade.
SEEEB – Pelo respeito, pela igualdade e pela valorização de todos.